O Lar Fabiano de Cristo realiza há sete anos o SERSOL, a Semana do Trabalhador Social. Este evento tem como objetivo qualificar o trabalho social e discutir questões relevantes para a assistência social. A cada edição, um tema é escolhido como foco das reflexões e capacitações: em 2023, foi a vez da “diversidade” ser o assunto discutido pela equipe da Sede do LFC junto às Unidades do Brasil inteiro.
O VII SERSOL ocorreu nas manhãs dos dias 11 e 12 de maio e ofereceu uma programação especial para os trabalhadores sociais. A antropóloga Camila Fernandes realizou uma palestra no dia 11 intitulada “A importância da diversidade: gênero, orientação sexual, raça e deficiência”, cujo intuito foi sensibilizar os colaboradores sobre o tema. Ainda no primeiro dia, Ângelo Reis, coordenador do Programa Pedagógico Jacaré Poió, desenvolveu uma atividade de contação de histórias.
No dia 12, Luiza Lima, analista social do LFC, realizou uma exposição sobre os públicos prioritários na assistência social. Foi também desenvolvida uma roda de conversa entre os colaboradores sobre pessoas com deficiência com as participações de Luiz Henrique Anjos, pedagogo, Jessica Sulis, assistente social e Coordenadora de Orientação e Acompanhamento Social, Janaina Andressa Staziaki, supervisora da Casa de Rodolpho Bosco, em Itajaí (SC), e Antônia Fátima Souza de Alcantara, supervisora da Casa de Fernando Melo, em Caucaia (CE). Houve também a participação de Luciana Palmeira, coparticipante e mãe de uma pessoa com deficiência atendida pelo LFC, que fez um relato sobre suas vivências. O evento foi encerrado com a belíssima oração da felicidade, de Henrique Vieira, na voz de Carlos Tenório, coordenador do Programa Pedagógico Clube de Mídia.
Abaixo, seguem alguns depoimentos de colaboradores sobre o evento:
“Muito aprendizado e muita reflexão a respeito do nosso papel ao atendimento para esse público. Obrigada por cada experiência compartilhada nesta manhã.”
Veronica de Jesus Elexias
Pedagoga da Casa de Pedro Richard, no Rio de Janeiro (RJ)
“Parabéns a toda equipe por esse tema tão necessário no nosso trabalho, onde precisamos sempre estar nos atualizando.”
Sandeji Alexa Melo Carvalho
Supervisora da Casa de Rodolfo Aureliano, em Recife (PE))
“Tema de muita relevância para o nosso trabalho, que a cada dia mais tem se deparado com novos desafios.”
“Um dia cheio de alegria e de diversidade e de acolhimento.”
Regina Coele Bezerra Moreira
Supervisora da Casa de Virgínia Smith, em Fortaleza (CE)