A Casa de Fernando Melo, em Caucaia (CE), realizou no último dia 3 de setembro o VI Encontro de Jovens do Clube de Mídia. O objetivo foi proporcionar aos coparticipantes momentos de reflexão sobre os impactos da pandemia na juventude e oferecer orientação para que os jovens pudessem desenvolver projetos de vida.
O mês de setembro discute, através da campanha nacional chamada de Setembro Amarelo, a importância de se preservar a saúde mental. Estudos como o da UNICEF apontam impactos alarmantes que a pandemia causou na saúde mental de crianças, adolescentes e jovens e que ainda vão se prolongar. A iniciativa da Casa de Fernando Melo, assim, soma esforços para se prevenir e combater, com informação e apoio, os efeitos mentais e emocionais que o isolamento provocou.
No encontro, o Coordenador do Programa Pedagógico Clube de Mídia, Carlos Tenório, após fazer uma harmonização, falou aos adolescentes e jovens que ali se encontravam a respeito da oportunidade de vivermos em sociedade, fortalecendo nossos laços de afeto, construindo, num esforço conjunto de intergeracionalidade, um futuro mais próspero. Na sequência da programação, outros convidados trouxeram também reflexões muito oportunas sobre o tema, que reuniu adolescentes, jovens, educadores e outros colaboradores da Casa de Fernando Melo.
A elaboração de projetos de vida permite ao jovem refletir sobre prioridades, soluções, caminhos e metas, favorecendo uma postura ativa diante da vida e fortalecendo a resiliência. A socialização promovida pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) oferece ao coparticipante a oportunidade de perceber que os obstáculos atravessados são muitas vezes enfrentados por mais pessoas, possibilitando a formação de redes de apoio orientadas pela instituição.