A Ex-Diretora de Ação Social do Lar Fabiano de Cristo, Lavínia Maria Grossi, atuante na instituição há 57 anos, recebe importante homenagem por sua dedicação à obra. Natural de Três Corações (MG), Lavínia vinculou-se ao LFC em 1967 como educadora, no momento em que a Casa da Fraternidade estava sendo implantada.
Graduada em Pedagogia, Turismo e Letras (Português-Inglês) e com especializações em Metodologia de Ensino, Administração Escolar, Supervisão Pedagógica e Orientação Educacional, Lavínia ocupou diversas funções na instituição. No final da década de 1960 e início de 1970, atuou como professora itinerante orientando as equipes das unidades e, posteriormente, como gestora do Setor Educacional do Lar Fabiano de Cristo – Sede, contribuindo expressivamente para o aprimoramento das diretrizes educacionais da instituição.
Atuou diretamente na implantação de dez Unidades do LFC fora do Estado do Rio, cuidando também da capacitação das respectivas equipes. Em suas memórias da época, registra um momento ímpar: por seu intermédio, a Casa da Fraternidade recebe a visita de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Encantado com o trabalho da Unidade, convidou uma das crianças para inaugurar com ele, em Três Corações, sua terra natal, estátua em homenagem ao seu milésimo gol.
Fortemente vinculada à causa da Educação, Lavínia também atuou na década de 1980 como professora do ensino superior e diretora de escolas na rede privada em Três Corações (MG), Belo Horizonte (MG) e Serra do Navio (AP).
No início da década de 1990 prestou assessoria ao Hospital Fabiano de Cristo e à Capemisa Instituto de Ação Social. Foi supervisora da Casa de Alimiro, em Belo Horizonte, de 1992 a 2002. Tornou-se diretoria de Ação Social do LFC em 2018, tendo atuado por dois mandatos, e torna-se agora membro do Conselho Deliberativo da instituição para o triênio 2024-2027.
Lavínia conviveu com Jaime Rolemberg de Lima, um dos fundadores do Lar Fabiano de Cristo, de quem guarda excelentes lembranças, mantendo sempre vivas as lições e exemplos de Jaime. Com seu jeito despojado, festivo e acolhedor, traz alegria por onde passa. Certa vez, ao ouvir uma palestra de Carlos Torres Pastorino, também fundador do LFC, ouviu uma frase que marcou a sua vida para sempre: “Evangelho vivido é caridade aplicada.”
A gestão de Lavínia na Diretoria de Ação Social no LFC foi marcada pela atualização nas ferramentas de gestão social da instituição, pelos avanços no alinhamento dos programas com a política pública de assistência social e pela sedimentação dos fundamentos filosóficos e metodológicos que sustentam o modelo socioassistencial do LFC. Criou em 2019 o Observatório do Bem (OBEM), modelo de auditoria inspirada nos princípios da Psicologia Positiva, e promoveu eventos institucionais importantes para aprimoramento e união das equipes. Realizou em 2023, no Rio de Janeiro, o “Primeiro Encontro de Amigos”, reunindo egressos das unidades de 1ª e 2ª faixa, hoje adultos, que tiveram a oportunidade de compartilhar suas histórias e reforçar os laços de amizade e afeto que os ligam entre si e à obra.
A Diretora-Presidente do Lar Fabiano de Cristo, Regina Maria de Oliveira, agradece Lavínia pela sua dedicação à obra e destaca o seu exemplo:
— Conheci Lavínia no Rio de Janeiro, em 1971, no curso de preparação para colaboradores do LFC, por ela coordenado. Desde então nossas trajetórias foram se entrelaçando, ora na educação, ora na assistência social, ora na literatura, muitos diálogos, muitas partilhas. Sempre me impressionou o seu talento para aglutinar pessoas em torno de um ideal, o seu pragmatismo e capacidade de tornar simples as coisas complexas; seu desprendimento, sua compaixão pelas pessoas e seu amor pela vida.
Agradeço, Lavínia, em meu nome e em nome do Lar Fabiano de Cristo, a sua marcante presença em nossa obra. Sua atuação foi sempre um divisor de águas e seus ensinamentos ficarão para sempre. Seu lema “firmeza e gentileza” continuará sendo “marca” em nossa cultura institucional e o seu amor pela Obra de Fabiano continuará repercutindo no coração de todos aqueles que te adotaram como amiga e como inspiração! Seja sempre feliz, Lavínia!