
Texto: Felipe Marques
Fotos: Unidades do Lar Fabiano de Cristo
Entre 15 e 19 de setembro, as Unidades do Lar Fabiano de Cristo em todo o Brasil realizaram eventos de culminância da Festa Literária do Jacaré Poió, a FLIPOIÓ. Em sua sétima edição, a FLIPOIÓ teve como tema “Monteiro Lobato: Reinações no Clubinho do Jacaré Poió”, homenageando a obra de um dos autores mais importantes da literatura infantil brasileira.
Ao longo do ano, as Unidades do LFC realizaram percursos de atividades relacionadas ao universo dos livros e à leitura, o objetivo final da FLIPOIÓ, que desde 2019 forma promove a prática da leitura e contribui para a formação de leitores. Rodas de conversa sobre livros, contação de histórias, apresentações musicais e de esquetes teatrais, leituras coletivas, receitas típicas, atividades artísticas, passeios culturais e diversas outras ações de impacto foram realizadas de março a setembro.
Para Ângelos Reis, coordenador do Programa Pedagógico Jacaré Poió, a FLIPOIÓ oportuniza discussões pertinentes sobre vários aspectos relacionados ao universo do livro, e a própria figura do Monteiro Lobato, eleita como tema este ano, tem o potencial de gerar discussões importantes:
— O que se pretende com a FLIPOIÓ é a celebração do livro e da leitura através dos percursos planejados desde o princípio do ano. A ideia de uma Festa traz o sentido de celebração. É um modo de vivenciar proposições variadas onde a oralidade, as narrativas diversas têm lugar porque criam vínculos, resgatam memórias e perpetuam saberes que passam de geração em geração; também um modo de apresentar o livro, os autores, associando a leitura com o potencial de escrita a partir da ampliação de repertório linguístico, de vocabulário, de ideias inventivas e instigantes, além de divertidas, próprias do universo literário, particularmente da literatura infanto-juvenil. A possibilidade de surgirem temas “polêmicos”, a partir da própria pessoa do autor Lobato, gera muita reflexão acerca do contexto e da visão de mundo na qual ele estava inserido. Para além disso, enquanto resultado, a própria experiência fala por si só. Considerando o universo de casas do LFC, as muitas ações, e o propósito de oferecer atividades diversificadas no âmbito da literatura, nos satisfaz, a priori. Imaginamos que cada Casa fez um mergulho muito próprio, autoral.